Assistente virtual será utilizado em atendimento das compras públicas federais

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por Alveni Lisboa

Empresários que fornecem bens e serviços ao Executivo federal, pregoeiros, servidores públicos e cidadãos passaram a ter acesso a um novo assistente virtual: a LIA – Logística com Inteligência Artificial. A ferramenta está disponível desde terça-feira, 19, e permite a comunicação com o usuário por intermédio de um chatbot – serviço de conversa e interação online por meio de aplicativo de mensagens.

Segundo o Ministério da Economia, um dos diferenciais da LIA é a inteligência virtual que lhe confere a capacidade de entender o que o usuário quer dizer e de aprender com ele. Isto não ocorre em chatbots baseados em regras, que respondem a partir de palavras-chaves previamente cadastradas. “A inteligência artificial abre uma nova era nos processos de contratações públicas”, afirmou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, durante o lançamento da ferramenta, realizada no 14º Congresso Brasileiro de Pregoeiros.

A LIA pode ser acessada na página inicial do Portal de Compras Governamentais e é representada por um carrinho de supermercado estilizado, localizado no canto direito inferior da página. Neste momento, a ferramenta é capaz de resolver assuntos relacionados ao SICAF 100% Digital; Gestão de Atas; e Termo de Adesão. Em breve, novos conhecimentos serão adicionados, aprimorando ainda mais a experiência dos usuários do SIASG.

Comentários do professor Jacoby Fernandes: a alimentação de informações e o desenvolvimento das funcionalidades depende do feedback dos usuários, a fim de verificar se o comportamento do sistema está de acordo com o esperado. Assim, a colaboração de todos os usuários é muito importante para a melhoria gradativa da ferramenta. Este é mais um dos vários exemplos de uso positivo da tecnologia da informação, propiciando ganhos e eficiência para a Administração e para o usuário dos serviços públicos.

Com informações do Ministério da Economia.