Resumo DOU de 21/09/2018

Posted on Posted in RESUMO DOU

 

Seminário debaterá uso da análise de dados para melhoria da gestão pública

por Matheus Brandão

Na próxima semana, órgãos do Governo Federal se reunirão para o 4º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública, com vistas a promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas. O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro, em Brasília, podendo ser acompanhado remotamente por todos os interessados.

O Seminário é organizado conjuntamente pela CGU, Tribunal de Contas da União – TCU e pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap. O portal do Ministério da Transparência informa que, para realizar a inscrição, o interessado precisa acessar https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=isc_sp e seguir as instruções. “No caso de participação presencial, deve-se inserir o código S261C2A47E – as vagas são limitadas a 480, em razão da capacidade do auditório”, destaca o órgão.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: não há que se falar em modernização da Administração se não levarmos em conta as profundas e rápidas mudanças que a tecnologia tem promovido na produção, nas pesquisas e na gestão de informações. A utilização de métodos de análise de dados é um desses instrumentos aperfeiçoados pela tecnologia e que permitem encontrar diretrizes para o aperfeiçoamento da gestão pública.

O encontro será bastante produtivo para que a Administração Pública perceba as boas práticas implantadas pelos órgãos. O TCU, por exemplo, possui importantes instrumentos de análise de informações utilizados pelos seus auditores na análise da aplicação dos recursos. Instrumentos que poderão auxiliar outros órgãos nas suas atividades-fim.

Com informações no portal do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.